sexta-feira, 15 de abril de 2011

Conhecendo uma experiencia por projetos


Atividade_7_Helena_Maria

O projeto, objeto de minha pesquisa e exemplificação, foi uma proposta aplicada em minha ultima turma de alfabetização, enquanto atuava como professora  na EMEF Prof Josefa Navarro Lemos, na cidade de Ourinhos, no ano de 2006.Sempre gostei de inserir musicas em meu ambiente alfabetizador, pois ajuda na disciplina da sala, tranqüiliza a criança, cria uma situação favorável ás aprendizagens.
Além desses aspectos é possível, desenvolver no grupo o gosto pelas artes e o senso critico quanto á qualidade dos materiais veiculados nas mídias. Neste caso em particular, trabalhei com cantigas de roda e musicas folclóricas, explorando textos e contextos dentro de uma lógica interdisciplinar e curricular e utilizando sempre a variedade textual. O projeto em questão denominou-se: “ Em cada musica uma História”e atendeu, durante o ano letivo, 31 crianças, sendo que três delas tinham necessidades de atendimentos especiais.As crianças puderam desenvolver seus textos e desenhos, levantando hipóteses criativas e todos tiveram suas produções expostas nos murais da escola e numa exposição realizada no CPP da cidade  de Ourinhos num Curso de Extensão denominado RECRIAR.
O trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa. Torna - se mais interessante e eficaz quando vem de encontro á realidade do aluno e seja motivo de pesquisa entre eles também, ou seja, é necessário que os alunos apontem o motivo/ ação para o desenvolvimento do projeto.
Dessa forma, o aluno será visto como  o elemento central da construção do conhecimento e respeitado como sujeito sócio-cultural. Aquele que traz suas experiências, que vê respeitada sua identidade e seu ritmo de aprendizagem.
 Dessa forma, o diálogo com a realidade dos alunos favorece a ampliação dos conhecimentos, com as diversas áreas de trabalho e fomenta a perspectiva de interação coletiva entre professores, alunos e comunidade escolar.
O registro deve acompanhar todo o processo de desenvolvimento do projeto pois é a partir dele que se garante a sistematização e auxilia toda a construção do conhecimento.Esse registro pode ser feito por meio  de desenho, da escrita , fotos, gravações de áudio e vídeo, entre outras.
Permite ainda uma avaliação cotidiana e  processual do desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos e da reflexão permanente sobre a prática pedagógica, pois esta estratégia não deve se apoiar em normas e regras rígidas. A partir da construção do  processo de aprendizagem em que se busca sanar dificuldades e aprofundamentos no tema em questão é possível sistematizar os conteúdos dentro do contexto socioeconômico, educacional e cultural dos alunos
O trabalho com projetos traz nova significação ao currículo, tornando-o mais expressivo para a realidade escolar. Propõe que no processo de aprendizagem, os saberes sejam incorporados por meio do diálogo, de pesquisas e produções confirmando que o conhecimento não é estático nem imutável, buscando no fazer científico o sentido de instigar novas descobertas em um ambiente cooperativo em um espaço especial de aprendizagem.


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